Segundo alguns
autores, Santoro, Borges e Santos (2004), afirmam que a principal função dos
meios de comunicação é a coordenação,
cooperação e co-construção.
Os media ajudam a
comunidade a evoluir e permitem uma aprendizagem individualizada, reduzindo a
distância transaccional (Moore, 1991).
Para os estudantes
online a distância transacional é sentida de modo diferente, havendo
necessidade de formas diferentes e de diversas ferramentas de interação,
incluindo o apoio do professor. (All & Fahy, 2005). As interações devem ser
ajustadas às necessidades individuais e enfatizando as preferências dos
estudantes.
Estudos demonstram que
os estilos de aprendizagem dos estudantes e a estrutura do ambiente de
aprendizagem influenciam no sucesso ou não do aluno, pelo que, a maturidade
deste e uma postura observadora e de auxílio por parte do professor, são aspetos
importantes a ter em atenção.
Assim, o sucesso individual dos participantes com
a comunidade online depende do uso
eficaz dos recursos técnicos disponíveis, da orientação e liderança exercida por um professor-moderador qualificado,
pelas capacidades do aluno e pela preferência de uma aprendizagem
colaborativa, cooperativa, ativa e autónoma.
Contudo, deve-se ressalvar
que os indivíduos diferem entre si e, nem todos os estudantes têm o mesmo grau
de autonomia ou auto-suficiência nas suas experiências de aprendizagem. (Grow,
1991).
Biesenbach Lucas
(2004), aponta também, que há diferenças entre alunos em relação às
competências: os alunos online além de entender as ideias e os conceitos, devem
ser capazes de explicá-las articuladamente por escrito.
Por conseguinte, os
formandos online bem sucedidos necessitam de um ambiente onde possam adquirir e
exercitar as suas capacidades de modo a atingir os seus objetivos pessoais,
devendo receber apoio por parte do tutor.
Moore (1991), aponta
que o diálogo, afeta a percepção do isolamento e reduz a necessidade de estruturar.
Garrison &
Cleveland-Innes, (2005) salientam que a mera interação, não constitui por si só
o discurso crítico. Oliver & McLoughlin, 1998, afirma que conversar por si
só também não garante a colaboração entre os membros do grupo.
Uma das principais funções
do professor/moderador é a de fornecer a quantidade necessária de estrutura e
de diálogo online, através da sua presença no ensino. (Aderson, Rourke,
Garrison, & Archer, 2001).
A presença no ensino é
a liderança, factor facilitador necessário para que os indivíduos obterem uma
“compreensão significativa” através da interação e colaboração. (Garrison,
Anderson & Archer, 2001).
Comentário
Pessoal:
Vivemos num mundo cada vez mais
mediatizado e o Ensino a Distância é favorecido pela utilização destas novas
tecnologias, que há medida que vão evoluindo vão também aperfeiçoando o Ensino
a Distância, melhorando a interatividade e interação entre alunos, professores
e conteúdos. Neste sentido é de extrema importância a
experiência do professor com a tecnologia e a escolha de meios adequados para
os alunos online.
Bibliografia:
Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online”.
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