Os média na formação à distância (Resumo 1)


Segundo alguns autores, Santoro, Borges e Santos (2004), afirmam que a principal função dos meios de comunicação é a coordenação, cooperação e co-construção.

Os media ajudam a comunidade a evoluir e permitem uma aprendizagem individualizada, reduzindo a distância transaccional (Moore, 1991).

Para os estudantes online a distância transacional é sentida de modo diferente, havendo necessidade de formas diferentes e de diversas ferramentas de interação, incluindo o apoio do professor. (All & Fahy, 2005). As interações devem ser ajustadas às necessidades individuais e enfatizando as preferências dos estudantes.

Estudos demonstram que os estilos de aprendizagem dos estudantes e a estrutura do ambiente de aprendizagem influenciam no sucesso ou não do aluno, pelo que, a maturidade deste e uma postura observadora e de auxílio por parte do professor, são aspetos importantes a ter em atenção.

Assim, o sucesso individual dos participantes com a comunidade online depende do uso eficaz dos recursos técnicos disponíveis, da orientação e liderança exercida por um professor-moderador qualificado, pelas capacidades do aluno e pela preferência de uma aprendizagem colaborativa, cooperativa, ativa e autónoma.

Contudo, deve-se ressalvar que os indivíduos diferem entre si e, nem todos os estudantes têm o mesmo grau de autonomia ou auto-suficiência nas suas experiências de aprendizagem. (Grow, 1991).

Biesenbach Lucas (2004), aponta também, que há diferenças entre alunos em relação às competências: os alunos online além de entender as ideias e os conceitos, devem ser capazes de explicá-las articuladamente por escrito.

Por conseguinte, os formandos online bem sucedidos necessitam de um ambiente onde possam adquirir e exercitar as suas capacidades de modo a atingir os seus objetivos pessoais, devendo receber apoio por parte do tutor.

Moore (1991), aponta que o diálogo, afeta a percepção do isolamento e reduz a necessidade de estruturar.

Garrison & Cleveland-Innes, (2005) salientam que a mera interação, não constitui por si só o discurso crítico. Oliver & McLoughlin, 1998, afirma que conversar por si só também não garante a colaboração entre os membros do grupo.

Uma das principais funções do professor/moderador é a de fornecer a quantidade necessária de estrutura e de diálogo online, através da sua presença no ensino. (Aderson, Rourke, Garrison, & Archer, 2001).
A presença no ensino é a liderança, factor facilitador necessário para que os indivíduos obterem uma “compreensão significativa” através da interação e colaboração. (Garrison, Anderson & Archer, 2001).


Comentário Pessoal:
Vivemos num mundo cada vez mais mediatizado e o Ensino a Distância é favorecido pela utilização destas novas tecnologias, que há medida que vão evoluindo vão também aperfeiçoando o Ensino a Distância, melhorando a interatividade e interação entre alunos, professores e conteúdos. Neste sentido é de extrema importância a experiência do professor com a tecnologia e a escolha de meios adequados para os alunos online.



Bibliografia:
Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online”.

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