Media, modos e aprendizagem (Resumo 2)

Princípio Multimédia


A aprendizagem multimédia no ensino, quer online quer face-a-face é caraterizado pela fora como os alunos aprendem, através de diversos meios ou formatos, tais como texto, imagem, vídeo ou som.


Mayer (2001, p.184) propõe sete princípios que devem estar implícitos na criação de um documento multimédia para uma maior qualidade na aprendizagem

Princípio multimédia: Os alunos aprendem melhor quando se concilia palavras e imagens do que, palavras isoladas.

Princípio de contiguidade espacial: Os alunos aprendem melhor quando as palavras e as imagens similares estão adjacentes, no mesmo local, isto é, no mesmo ecrã.

Princípio de contiguidade temporal: Os alunos aprendem melhor quando as palavras e imagens são apresentadas em simultâneo em vez de sucessivamente.

Princípio de coerência: Os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos.

Princípio de modalidade: Os alunos aprendem melhor a partir da animação e narração sonora em vez de animação e texto no ecrã.

Princípio de redundância: Os alunos têm uma capacidade limitada para processar material visual e auditivo quando apresentado em simultâneo. Portanto os alunos aprendem melhor a partir de animações e narrações do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã.

Princípio das diferenças individuais: Os efeitos dos desenhos são mais fortes para alunos com menos conhecimentos do que para alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com mais habilidades espaciais (capacidade mental para gerar, manter e manipular imagens visuais) do que para alunos com baixa capacidade espacial.




Este vídeo serve para mostrar que nem todos aprendem do mesmo modo.


Comentário:
Os medias trouxeram um enorme contributo para a formação a distância, fizeram com que as grandes distâncias físicas se tornassem pequenas, complementadas com a interação entre alunos e professores e entre alunos/alunos.


Bibliografia:
Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online”.

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