No âmbito da unidade curricular "Educação e Internet", foi nos pedido a
elaboração de um comentário crítico sobre um dos capítulos indicados para a
leitura do livro, Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas
digitais, de Monteiro e Almeida (2012). Neste contexto o capítulo escolhido por
mim foi o capítulo V, intitulado "Estilos de aprendizagem em plataformas
digitais", escrito por Daniela Barros.
Segundo a autora, "o virtual é um espaço com muitas características
e elementos específicos que devem ser explorados em todas as suas dimensões
quando se trata de educação.". Porém, afirma "quando se trata do
digital, a personalização do trabalho educativo potencializa a aprendizagem do
indivíduo." (Monteiro e Almeida, 2012). Desta forma, é importante analisar
os estilos de aprendizagem de forma a organizar e estruturar as plataformas
digitais, tendo em consideração que as plataformas digitais tem como principal
objetivo facilitar as atividades didáticas pedagógicas.
Na minha opinião, este objetivo só poderá ser alcançado analisando
detalhadamente os estilos de aprendizagem e os estilos de uso do espaço
virtual.
De acordo com Alonso e Gallego, os estilos de aprendizagem
"são traços cognitivos, afetivos e fisiológicos que servem como
indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, interagem e
respondem a seus ambientes de aprendizagem." (Moreira e Almeida, 2012).
Segundo estes autores podemos encontrar quatro estilos definidos: ativo,
reflexivo, teórico e pragmático. Porém, outros autores, como Kolb (1981),
defendem que os estilos de aprendizagem são na verdade um processo.
Em relação às tendências de uso do espaço virtual, Barros,
em Moreira e Almeida, 2012, identifica quatro estilos:
participativo, busca e pesquisa, estruturação e planeamento, e por último
ação concreta e produção.
Em suma, parece-me importante que os
professores/tutores conheçam estes estilos de aprendizagem que acabam por
ser comuns entre os alunos, e as tendências de uso do espaço virtual, de forma
a desenhar e estruturar eficazmente a aprendizagem em plataformas digitais.
Desta forma, uma primeira fase de aprendizagem será "conhecer os
alunos" e os estilos de aprendizagem. Só através deste conhecimento
podemos fazer com que possam aprender passando pela experiencia concreta, e de
seguida de uma observação reflexiva, para por fim, alcançarem a conceituação abstrata
e experimentação ativa (Kolb, em Moreira e Almeida, 2012)".
Bibliografia:
Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida,
A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais.
Defacto: Santo Tirso - Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário