Comentário crítico - Estilos de aprendizagem em plataformas digitais

No âmbito da unidade curricular "Educação e Internet", foi nos pedido a elaboração de um comentário crítico sobre um dos capítulos indicados para a leitura do livro, Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, de Monteiro e Almeida (2012). Neste contexto o capítulo escolhido por mim foi o capítulo V, intitulado "Estilos de aprendizagem em plataformas digitais", escrito por Daniela Barros.


Segundo a autora, "o virtual é um espaço com muitas características e elementos específicos que devem ser explorados em todas as suas dimensões quando se trata de educação.". Porém, afirma "quando se trata do digital, a personalização do trabalho educativo potencializa a aprendizagem do indivíduo." (Monteiro e Almeida, 2012). Desta forma, é importante analisar os estilos de aprendizagem de forma a organizar e estruturar as plataformas digitais, tendo em consideração que as plataformas digitais tem como principal objetivo facilitar as atividades didáticas pedagógicas.

Na minha opinião, este objetivo só poderá ser alcançado analisando detalhadamente os estilos de aprendizagem e os estilos de uso do espaço virtual.

De acordo com Alonso e Gallego, os estilos de aprendizagem "são traços cognitivos, afetivos e fisiológicos  que servem como indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem." (Moreira e Almeida, 2012). Segundo estes autores podemos encontrar quatro estilos definidos: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Porém, outros autores, como Kolb (1981), defendem que os estilos de aprendizagem são na verdade um processo.

Em relação às tendências de uso do espaço virtual, Barros, em Moreira e Almeida, 2012,  identifica quatro estilos: participativo, busca e pesquisa, estruturação e planeamento, e por último ação concreta e produção.

Em suma, parece-me importante que os professores/tutores conheçam estes estilos de aprendizagem que acabam por ser comuns entre os alunos, e as tendências de uso do espaço virtual, de forma a desenhar e estruturar eficazmente a aprendizagem em plataformas digitais. Desta forma, uma primeira fase de aprendizagem será "conhecer os alunos" e os estilos de aprendizagem. Só através deste conhecimento podemos fazer com que possam aprender passando pela experiencia concreta, e de seguida de uma observação reflexiva, para por fim, alcançarem a conceituação abstrata e experimentação ativa (Kolb, em Moreira e Almeida, 2012)".

Bibliografia:
Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal.

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